Notícias

O imóvel Ideal

Tem muitas faces e as mais diversas características dependo de quem o procura.

Para uns é uma casa independente grande, com uma vasta área de lazer, para outros, é justamente ao contrário e assim vai.

Nossa recomendação é reunir toda a família e discutir os várias interesses e as opções existentes no mercado.

Todas as opções são válidas e oferecem vantagens e desvantagens. Por isso, sem planejamento é muito difícil encontrar o imóvel que atenda as necessidades e interesses de todos.

Nesse planejamento, recomendamos que relacione todas as características do imóvel pretendido, se uma casa, um apartamento, uma cobertura, em andar alto ou baixo, número de quartos, suítes, vagas de garagem, condomínio com ou sem lazer, sol da manhã  ou da tarde.

Também é importante relacionar o que deseja no entorno no imóvel, qual o tipo de comércio deseja que tenha perto, colégio,  shopping, condução na porta, espaço para lazer (parque, praia).

Em seguida relacione os itens fundamentais e os nem tanto que podem ser negociados.

Pense se pretende um imóvel novo, na planta ou usado, analisando as opções do local pretendido.

Faça um estudo de sua situação financeira atual, e da família, como o valor que pode dar como entrada, a capacidade de pagamento mensal e por quanto tempo pode pagar essa prestação, se pode dar intermediárias semestrais ou anuais e qual o valor. Estude a possibilidade de uso do FGTS. Veja o quanto da renda pessoal ou familiar pode ser comprovada, se for o caso.

Pesquise o mercado pela Internet para saber se suas pretensões estão dentro da realidade do mercado.

Escolha uma imobiliária de sua confiança e apresente ao corretor suas intensões, fornecendo o maior numero possível de características do imóvel pretendido.

Se seu interesse for por um imóvel usado, na visita faça uma avaliação apurada do imóvel, observando não só o número de cômodos mas também o tamanho, veja se seus móveis cabem naquele espaço. Tome nota dos pontos fortes e fracos, se possível filme para depois poder comparar com outros imóveis visitados. Não se deixe impressionar com a decoração atual, tente imaginar como ficaria seu estilo de decoração.

Faça uma avaliação detalhada das condições de conservação e manutenção do imóvel. Visite-o em horários diferentes inclusive à noite para observar a incidência  do sol,  movimento do transito no local.

Preste especial atenção à vizinhança, se atende suas necessidades de comércio, condução, escola. Verifique se existe algum “point” e que tribo frequenta. Verifique o histórico de criminalidade, se tem enchente no local, sondando com os comerciantes.

Avalie junto  com o corretor TODA a documentação do imóvel e do(s) proprietários,  procurando se certificar sobre a legalização e pendências financeiras com IPTU, condomínio, Bombeiros, financiamento bancário e etc.

Se for fazer financiamento bancário, pesquise junto a mais de um banco, comparando TODOS os custos envolvidos pois hoje estão variando muito entre as instituições financeiras.

Se precisar contratar um despachante, escolha um de sua confiança ou muito bem indicado pois economizar nessa hora pode transformar seu sonho em pesadelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat